Dona Inês obtêm 670 pontos e melhora em posição no ranking de transparência pública em avaliação do TCE dessa terça-feira (27)

Em avaliação feita pelo Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, por meio da robô Turmalina, nesta terça-feira, 27 de agosto, a Prefeitura de Dona Inês ficou com a 24ª posição no ranking de transparência pública no Estado, alcançando a pontuação 670, da pontuação máxima que é de 880.

Responsável por acompanhar as informações da Prefeitura que ficam disponibilizadas no portal de transparência da Prefeitura, Joseane Oliveira disse que diariamente é feito uma leitura em toda a página a fim de identificar se falta alguma informação e que contato com os secretários é permanente. O assessor de comunicação da Prefeitura, Júnior Campos, ressaltou que constantemente o Prefeito João Idalino pede para que todas as informações públicas sejam disponibilizadas à população por meio do site de transparência e explicou que conforme a robô vai analisando os sites das Prefeituras, as posições dos Municípios vão sendo alteradas, “o que faz com que oscile a posição dos município, devido a dinâmica que a robô turmalina usa, por isso o que se deve levar em conta é a pontuação alcançada.” Explicou, acrescentando que é natural que o município apareça em uma colocação, e em poucos dias ocupe uma outra, melhor ou pior. “Isso não quer dizer que o município piorou na avaliação, apenas que outros municípios foram avaliados naquele período.” Concluiu.

Sobre a turmalina

Turmalina é o resultado de uma parceria entre o tribunal de contas do estado da Paraíba e o laboratório analytics da universidade federal de campina grande. O projeto tem como objetivo o desenvolvimento de uma plataforma para provisão de informações a auditores e gestores além de possibilitar a participação cidadã sobre a fiscalização da transparência dos entes federativos do estado da Paraíba. A turmalina é uma robô feita para avaliar os portais da transparência dos entes federativos paraibanos.