100 dias de Gestão: Dona Inês contra a Covid-19

Publicado em: 07/04/2021 | Autor: Jonathan

A Secretaria de Saúde através da coordenação de vigilância em saúde continua executando o plano emergencial de prevenção contra COVID-19, durante estes 100 dias de gestão, com ações de monitoramento da Guarda Municipal e da Polícia Militar além dos testes-rápidos e das barreiras sanitárias.

Os esforços para conter a expansão do novo coronavírus não param, e a manutenção das medidas preventivas é fundamental. Usar máscara de proteção, manter os cuidados básicos de higiene e evitar aglomerações, mesmo com a flexibilização do isolamento, são medidas imprescindíveis enquanto perdurar a pandemia. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde reforça junto à população as principais orientações para evitar a contaminação e lembra que o combate à COVID-19 é um compromisso com a saúde individual e coletiva.

Através do site institucional do município de Dona Inês, a população tem acesso as informações sobre a COVID-19 como o cronograma de vacinação atualizado, (doses recebidas, doses aplicadas por categoria, públicos vacinados) bem como todas ações de combate ao vírus, dando total transparência aos usuários.

Acompanhe algumas dessas ações feitas em 100 dias de Governo:

1. Implementação imediata de um plano municipal emergencial de ações preventivas ao COVID-19, distribuindo cestas básicas às pessoas cadastradas no programa criança feliz, fazendo testagem em massa e tomando inúmeras outras medidas preventivas;

2. Desde o início da gestão o Boletim epidemiológico atualizado diariamente.

3. Cronograma de Vacinação atualizado, respeitando todas as normas técnicas do ministério da saúde, bem como informe de locais estratégicos de vacinação para população da zona urbana e rural.

4. Reunião com os Profissionais da saúde que atuam nos PSF’s do nosso município desde 05 de janeiro, para traçar novas metas para melhoria da saúde, em foco também no combate ao coronavírus em nosso município.

5. Participação da  secretária de Saúde, Sofia Ulisses, no  primeiro encontro de novos gestores promovido pela segunda gerência de Saúde do Estado em Guarabira, tendo como objetivo apresentar toda estrutura de gestão para melhor operacionalizar a política de saúde nos municípios.

6. O Governo Municipal de Dona Inês através da Secretaria de Saúde realizou e segue em frente com o plano municipal emergencial de ações preventivas a COVID-19 em consonância com o Governo do Estado. Na primeira etapa, com a realização de testes e monitoramento na feira, e na segunda, testagem em massa ao público prioritário e profissionais que estão na linha de frente de atendimento ao povo, que são os profissionais da saúde e educação integram grupo prioritário de testagem para garantir que o retorno das atividades educacionais aconteça em segurança.

7. O Governo de Dona Inês, por meio da Secretaria de Saúde, apresentou de forma transparente o Plano Municipal de Vacinação Covid-19 em consonância com o Governo do Estado. As vacinas produzidas pelo Instituto Butantan, em parceira com o laboratório Sinovac, as doses chegaram no estado da Paraíba e foram destinadas para as cidades. Foi realizada uma reunião para tratar sobre a vacina e a logística para chegar até nossa cidade, um cuidado na refrigeração e local para armazenar as vacinas, seguindo as prioridades impostas através do decreto do Governo do estado.

8. A secretaria de saúde através da coordenação de vigilância em saúde, continua a execução do plano emergencial municipal de combate ao COVID-19.A equipe de apoio e suporte da saúde, acompanhadas do  Prefeito Antônio Justino, presente no momento, realizaram ação de educação e orientação no comércio local. Com a distribuição de máscaras e também a utilização de álcool em gel.

9. Em fevereiro iniciou o cronograma de vacinação contra o COVID-19 para idosos acamados acima de 80 anos de idade. A vacinação está sendo dividida por período para cada área de PSF e aconteceu a domicílio, sendo acompanhada pelo agente comunitário de saúde da área.

10. Seguindo as orientações do Ministério da Saúde e o protocolo de distribuição da vacina contra COVID-19 da Secretaria Estadual da Saúde, iniciou no município a partir de 19 de janeiro a vacinação do grupo da 1° fase. Os primeiros a serem vacinados são os profissionais na linha de frente no município, os profissionais do Pronto Atendimento

11. Medidas como: Distribuição de máscaras;  álcool em gel para desinfecção das mãos; fiscalização sobre as orientações entregues aos comerciantes e população que vem na feira; verificação da temperatura; verificação da pressão arterial e testes de Glicemia estão sendo realizadas como forma de prevenção ao combate ao COVID-19.

12. Reuniões in loco pontuando ações e serviços para população, organizando fluxos de atendimentos, fluxo de prevenção as arboviroses, COVID-19 no município e imunização orientando sobre as metas dos indicadores do previne Brasil! O previne Brasil é o atual modelo de financiamento da APS que foi lançado em 2019 pelo Governo Federal e os municípios precisarão se adequar as novas diretrizes e normativas vigentes. A Secretária de Saúde também está realizando a entrega de materiais de expedientes para as unidades trabalharem de forma satisfatória.

13. A gestão está realizando Barreiras Sanitárias em lugares estratégicos da cidade e higienizando locais públicos.

14. O município está cumprindo as medidas do Decreto estadual Nº41.120 através do decreto municipal de N°14/2021 assinado pelo Prefeito Antônio Justino, que é seguido pelas determinações do decreto estadual de N°41.120.

15. A vacinação ocorre tanto na Unidade Básica de Saúde, quanto nas residências, normalmente quando o idoso não tem condições de se deslocar até a unidade.