Organização em benéfico a população do município junto aos diversos programas de sua rede de articulação

Publicado em: 09/04/2021 | Autor: Jonathan

A Secretaria de Assistência Social e Habitação de Dona Inês vem realizando diversas ações organizadas e coordenadas em benéfico a população do município junto aos diversos programas de sua rede de articulação: Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Programa Criança Feliz (PCF) e CadÚnico/Programa Bolsa família.

A política de assistência social oferece um conjunto de serviços para garantir que o cidadão não fique desamparado quando ocorram situações em que o acesso aos direitos sociais fica comprometido. Sua política é organizada por meio do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), presente em todo o Brasil. Seu objetivo é garantir a proteção social aos cidadãos, ou seja, apoio a indivíduos, famílias e à comunidade no enfrentamento de suas dificuldades, por meio de serviços, benefícios, programas e projetos.

Confira algumas ações realizadas pela Secretaria de Assistência Social nestes 100 dias de gestão:

  1. Implementação de capacitação permanente para os membros do SUAS; (Sistema Único de Assistência Social);
  2. Articulação com a Pastoral da Sobriedade, em um conjunto de ações e estratégias que tem como objetivo a prevenção e recuperação dos dependentes químicos na perspectiva de resgatar a dignidade, autoestima e inclusão, por meio da parceria com a entidade Fazenda da Esperança em Guarabira/PB e Casa Betânia em Maceió – SE.

  1. Distribuição de 500 cestas básicas no mês de fevereiro e mais 600 em março aos beneficiários do programa Bolsa Família, incluindo famílias acompanhas pelo CRAS/PAF e gestantes, durante o período de estado de emergência em virtude da estiagem e de calamidade pelo novo variante do Coronavírus.
  2. Posse da composição da nova diretoria do Colegiado Nacional do Gestores Municipais de Assistência Social-CONGEMAS para o biênio 2021/2023; tendo como membro da gestão como articuladora municipal de pequeno porte, a secretária de Assistência Social Sofia Ulisses;
  3. Realização no mês de março do Projeto: MULHER, O TEMPO É AGORA, referente ao mês alusivo ao dia Internacional da Mulher na qual se trabalhou várias temáticas sobre direitos, empoderamento feminino, violência doméstica e outros, no sentido de proporcionar informações e levar conhecimento a Proteção Social de famílias e indivíduos que encontram-se em situações de violação de direitos;
  4. Restruturação de condições institucionais de trabalho e a implementação sistemática de ações de formação e capacitação potencializando a efetivação e a qualidade do SUAS.
  5. Realização nos dias 10 a 12 de março do evento local, I Assistência Capacita de Dona Inês, para os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS); promovido pela Gestão Municipal através da Secretaria de Assistência Social e habitação, tendo a Assistência Social uma importante dimensão relacional e seus trabalhadores (as) são os principais mediadores entre o direito socioassistencial e os usuários (as) da política, buscando a valorização dos trabalhadores, a estruturação de condições institucionais de trabalho e implementação sistemática de ações de formação e capacitação potencializam a efetivação e a qualidade do SUAS e consequentemente a qualidade dos serviços ofertados para a população usuária.
  6. Reforma e reabertura da Cozinha Comunitária;
  7. Distribuição de água as famílias mais vulneráveis do município em Dona Inês.
  8. Entrega de 3.700 kg de macaxeira, alimentos da Agricultura Familiar proveniente da Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária (SESAES) do Governo do Estado aos beneficiários da Bolsa Família (Zona Urbana), realizada no Ginásio Poliesportivo “O Bacurau”, mobilizando toda equipe da assistência.
  9. Distribuição de cerca de 4.000 kg de peixes para os beneficiários do Programa Bolsa família e famílias inseridas no CadÚnico que estavam sem benefício, comtemplando 2.000 famílias, que além do tradicional peixe, receberam um kit de alimentos para complementar a refeição na semana santa. A ação foi realizada em seis (6) locais estratégicos com o devido distanciamento social no intuito de evitar aglomeração.


  1. Palestras conduzida pela enfermeira, Katiane Maria para as gestantes, trazendo como tema, a importância do acompanhamento do pré-natal, na ocasião foram distribuídos os kits de enxoval para as gestantes do município.
  2. Aquisição de aparelho celular para atendimento dos usuários, através de solicitação de agendamento: CRAS, CADÚNICO, PCF, SCFV.
  3. Implementação da coordenadoria de políticas para as mulheres;
  4. Implementação da vigilância socioassistencial para realizar monitoramento das situações de   desproteções sociais no município.
  5. Algumas ações realizadas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV):
  • Atualização das inscrições e busca ativa para inclusão dos público prioritário no SCFV
  • Ação alusiva ao dia da mulher, com a entrega de folhetos informativos e distribuição de rosas e bombons.
  • Produção de material audiovisual, com informações e orientações sobre os direitos da mulher
  • Produção de material audiovisual com orientações a respeito da Covid-19. Com práticas de prevenção para este período de pandemia.
  1. Algumas ações do Programa Criança Feliz (PCF):
  • Acolhimento de 40 novos usuários;
  • Acompanhamento domiciliar para apresentação da nova equipe;
  • Visitas presenciais e remotas;
  • Capacitação com as visitadoras do Programa sobre o Guia de visita domiciliar;
  • Execução de lembranças para os usuários para semana de carnaval e realizando as entregas;
  • Confecções de lembranças para as mães dos usuários (as) e gestantes em comemoração ao dia Internacional da Mulher realizando as entregas das mesmas;
  • Produções de vídeos para comunicar o retorno das atividades do PCF;
  • Gravação de um vídeo para orientar as famílias sobre o acompanhamento das visitas remotas;
  • Entrega dos ovos de pascoa para os usuários (as) e gestantes que são acompanhados pelo respectivo Programa;
  1. Algumas ações realizadas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS):
  • Diálogo intermunicipal com o CRAS de Tacima;
  • Reuniões intersetorial de acompanhamento das demandas relacionadas ao Conselho Tutelar e a equipe CRAS na Sede do Centro de Referência de Assistência Social;
  • Proteção Social de famílias e indivíduos que se encontram em situações de violação de direitos. Em reunião intersetorial com a rede de proteção básica e proteção social e especial, com equipes técnicas do CRAS e CREAS regional.