O Município de Dona Inês manifesta profundo pesar pelo falecimento do Monsenhor José Nicodemos Rodrigues de Sousa, sacerdote que dedicou sua vida ao serviço da Igreja Católica e deixou um legado marcante de fé, compromisso pastoral e amor ao próximo.
Natural de Dona Inês/PB, Monsenhor Nicodemos nasceu em 1º de abril de 1957, filho de Francisco Adolfo de Sousa e Maria Neusa Rodrigues de Souza. Iniciou sua caminhada ministerial em 4 de setembro de 1983, quando recebeu os ministérios de Leitor e Acólito. Foi ordenado diácono em 25 de maio de 1985, na cidade de Guarabira, e, no dia 2 de fevereiro de 1986, festa de Nossa Senhora da Luz, recebeu a ordenação sacerdotal pelas mãos de Dom Marcelo Pinto Carvalheira, na Catedral da Luz.
Ao longo de sua trajetória, exerceu importantes funções pastorais. Atuou como vigário paroquial da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, em Pirpirituba, entre 1986 e 1991. Em seguida, foi designado administrador paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Luz, acumulando também a administração da Paróquia Nosso Senhor do Bonfim, em Serra da Raiz.
Em 29 de junho de 1994, assumiu como Pároco da Catedral de Nossa Senhora da Luz, função que exerceu por 17 anos. Posteriormente, foi transferido para a Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem, em Alagoa Grande. Também desempenhou, por duas vezes, a Administração Diocesana durante períodos de Sé Vacante, nos anos de 1995 e 2017.
Monsenhor Nicodemos foi idealizador da construção do Seminário Diocesano São José, do qual foi o primeiro reitor, além de atuar na administração da Rádio Integração do Brejo, em Bananeiras. Teve papel fundamental na implementação de diversas pastorais, como ECC, EJC, ECRI e Bom Pastor.
Um de seus maiores legados para a Diocese de Guarabira foi a idealização e construção do Memorial Frei Damião, importante espaço cultural, histórico e religioso que hoje integra o patrimônio da região. Atualmente, exercia o ofício de Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, na cidade de Areia.
Nota do Prefeito Antônio Justino
O prefeito de Dona Inês, Antônio Justino, lamentou profundamente o falecimento do Monsenhor José Nicodemos e destacou a importância de sua trajetória para a Igreja e para a sociedade:
“Recebemos com muita tristeza a notícia do falecimento do Monsenhor José Nicodemos, um filho ilustre de Dona Inês, que dedicou sua vida à fé, ao serviço e à evangelização. Seu legado espiritual e humano permanecerá vivo na memória de todos que tiveram a oportunidade de conviver com ele. Em nome do povo de Dona Inês, me solidarizo com os familiares, amigos e com toda a comunidade católica neste momento de dor.”
Velório e sepultamento
De acordo com informações da Diocese de Guarabira, o velório do Monsenhor José Nicodemos terá início no domingo, a partir das 17h, na cidade de Areia. Na segunda-feira (22), seguirá para Alagoa Grande, deslocando-se à noite para Guarabira.
A missa de exéquias será celebrada na terça-feira (23), às 15h, na Catedral de Nossa Senhora da Luz, em Guarabira.
O sepultamento está previsto para a terça-feira, no Santuário de Frei Damião, em Guarabira.