Pronto Atendimento Municipal – PAM

Publicado em: 22/06/2023 | Autor: Administrador

1- Descrição
Assistência procedimentos de Urgência e Emergência, observação em até 24 horas, RX, pequenas cirurgias, oxigenoterapias, socorros, suturas, imobilização provisória, imobilização com gesso, eletro cardiograma, encaminhamentos para hospitais de referencias etc.

2- Pré-requisitos
Atendimento de Urgência e Emergência

3- Documentos necessários
Cartão do SUS, Identidade e CPF. E em alguns casos específicos ficha de referência/ contra referência da Atenção Primária à Saúde.

4- Quanto custa?
Financiado pela Prefeitura Municipal de Dona Inês

5- Endereço ou link onde o cidadão pode obter o serviço
Avenida Major Augusto Bezerra, 300

6- Fonte:
(83) 3377-1106

7- E-mail:
pa.donaines@outlook.com

8- É necessário agendamento prévio?
Não

9- Qual a forma de prestação do(s) serviço(s)?
Presencial mediante atendimento de enfermagem e médico.

10- Quais os locais e as formas para o usuário apresentar eventual manifestação sobre a prestação do(s) serviço(s)?
Direção, Coordenação do Pronto Atendimento e ouvidoria do site Institucional do município.  

11- Forma específica de requerimento do(s) serviço(s) (se houver):
Demanda Livre com classificação de risco (A classificação de risco é utilizada no acolhimento hospitalar para se fazer uma avaliação inicial do paciente e determinar a necessidade de um atendimento mais urgente. Esse método permite saber a gravidade do estado de saúde dos pacientes, seu potencial de risco, o grau de sofrimento, entre outras informações).

12- Informações necessárias para o requerimento do(s) serviço(s) (se houver):
O início do atendimento se dá no setor de triagem que coleta as informações/ queixas do paciente identificando se a demanda se enquadra na urgência e emergência ou se é referenciada para a Atenção Básica. Em casos de urgência e emergência o paciente é levado para sala vermelha, para realizar a estabilização do quadro clínico.

13- Quais as principais etapas para o processamento do(s) serviço(s)?

1. Acolhimento pela recepção;
2. Triagem (é realizada a investigação das queixas do usuário e aferição dos sinais vitais (SSVV);
3. Preenchimento da ficha de atendimento com os dados pessoais;
4. Consulta médica;
5. Quando necessário, segue-se com a realização das condutas prescritas pelo médico através da equipe de enfermagem (Administração de medicação e/ ou procedimento);
5. Dependendo do quadro clínico, observação por no máximo 24 horas (não sendo permitido tempo de permanência maior, exceto em casos onde não se consegue regulação para hospital de referência) para acompanhamento/resolução do quadro do usuário e em outros casos transferências através da Central de Regulação Estadual (via e-mail); As transferências ocorrem em ambulância do município.

14- Qual a previsão do prazo máximo para a prestação do(s) serviço(s)?
No que se refere aos procedimentos internos/realizáveis no Pronto Atendimento o prazo máximo é de 240 min. conforme Protocolo de Manchester. Havendo necessidade de transferência para unidades fora do município o tempo de espera é designado pela Central de Regulação do Estado

15- Quais as prioridades de atendimento?
As prioridades seguem definidas no Protocolo de Manchester. Este protocolo permite que o enfermeiro realize durante a triagem a identificação da prioridade do atendimento por cores, conforme a gravidade e a definição do tempo recomendado até a avaliação médica caso a caso.

Os primeiros momentos do paciente na unidade de saúde são imprescindíveis para a garantia de um atendimento eficiente e com menor risco de transtornos.

16- Qual a previsão de tempo de espera para o atendimento?
O tempo de espera ocorre conforme o Protocolo de Manchester, a partir da entrada do usuário no serviço com a consecução da classificação de risco no setor de triagem:

Vermelho:Atendimento imediato (risco de morte).
Laranja:Muito urgente – Atendimento até 10 min.
Amarelo:Urgente – Atendimento até 50 min.
Verde:Pouco urgente – Atendimento até 120 min.
Azul:Não urgente – Atendimento até 240 min.
Protocolo de Manchester

17- Formas de acompanhamento da solicitação
Por se tratar de serviços de urgência e emergência nossa comunicação com os usuários se concentra no atendimento presencial. A comunicação com o serviço pode se dar através do telefone (83) 3377-1019

18- Quais os procedimentos utilizados para receber e responder as manifestações dos usuários?
Coletamos a manifestação do usuário tentando sanar eventuais problemas através da direção e da coordenação.

19- Quais os mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do serviço solicitado e de eventual manifestação?
Consulta presencial através de atendimento da direção e coordenação.