A Secretaria de Saúde realizou o Teste da Linguinha, aplicação da vacina BCG e Teste do pezinho

Publicado em: 25/04/2023 | Autor: Jonathan

A Secretaria Municipal de Saúde realizou hoje (25/04) na Policlínica Municipal o Teste da Linguinha, aplicação da vacina BCG e Teste do Pezinho.

A vacina BCG é aplicada em dose única por via intradérmica. A vacina deve ser aplicada precocemente, de preferência logo após o nascimento, utilizada na prevenção da tuberculose em seres humanos, principalmente das formas graves da doença.

O teste do pezinho ajuda a diagnosticar doenças metabólicas, genéticas e infecciosas capazes de afetar o desenvolvimento neuropsicomotor do recém-nascido, mas que não apresentam sintomas detectáveis.

Teste da Linguinha tem o objetivo de identificar precocemente a anquiloglossia em recém-nascidos, que pode restringir em diferentes graus os movimentos da língua. A anquiloglossia tem sido apontada como um dos fatores que podem interferir negativamente na amamentação.

Estas ações ocorrem mensalmente na Policlínica Municipal, seguindo o calendário.