Dia da conscientização da violência contra a pessoa idosa

Publicado em: 15/06/2021 | Autor: João Vitor

Neste 15 de junho, dia da conscientização da violência contra a pessoa idosa, o principal objetivo do dia é criar uma consciência mundial, social e política, da existência da violência contra a pessoa idosa para o seu enfrentamento.

A violência contra a pessoa idosa deve ser entendida como uma grave violação aos Direitos Humanos e de acordo com o Art. 3º, da Lei 10.741, de 1 de outubro de 2003 (Estatuto do Idoso), “É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária”.

Ainda a referida Lei estabelece expressamente punições a pessoas que cometem atos de violência, quando há a violência, seja a física; violência psicológica; negligência; violência institucional; abuso financeiro; violência patrimonial; violência sexual ou discriminação.

Observar os sinais de alterações de humor, sentimentos depressivos externalizado pela pessoa idosa seguido de sentimento de desvalorização e rejeição, são cruciais para entender se o mesmo passa por um estado de violência.

Em hipótese alguma aceite situações de violência a pessoa idosa, denuncie no Disque 100, no aplicativo Direitos Humanos; ou procure o Conselho de Direitos de Pessoas Idosa do município, e a Assistência social.