Dona Inês na Rota Cultural – Raízes do Brejo!

Publicado em: 20/11/2023 | Autor: Administrador

A emoção invadiu os corações dos presentes e não temos como deixar de externar a nossa imensa alegria e felicidade pela noite de sexta-feira passada, 17 de novembro, no município de Dona Inês, na abertura do evento Rota Cultural Raízes do Brejo.

Assim, pede-se licença para expressá-la:
Sediando um grande evento pela primeira vez, A Rota Cultural – Raízes do Brejo, Dona Inês e os inesenses deram um show de hospitalidade, de acolhimento, de empatia, de simplicidade, de amor a Cultura e de valorização do município.

Mostraram como se faz Cultura, com “C” maiúsculo. Demonstraram como se promove uma trajetória de enriquecimento territorial de um povo, de identidade e de pertencimento. A população ficou encantada, emocionada, com os corações repletos de alegria.

O espetáculo de abertura, onde a Pedra se Torna Pão, foi simplesmente a síntese do encontro do passado com presente, e projeção de um futuro ainda mais promissor. Futuro que promete levar aquele município ao mais alto grau da cultura e de expansão do turismo.

O momento da abertura refletiu um olhar para a história de luta, trabalho, criatividade, destacando aspectos sociais, políticos, institucionais e ambientais de Dona Inês. Fez indagações sobre o futuro e projetou possibilidades aos inesenses. No que tange à cultura e ao turismo, apontou para uma reconstrução da identidade do território, da integração e consolidou a sua abertura para parcerias entre as instituições em todos os níveis.

Nossos Parabéns ao grupo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos pela tão bela organização e apresentação do espetáculo Onde a Pedra se Torna Pão!
Parabéns à Prefeitura de Dona Inês na pessoa do Sr. Prefeito Antônio Justino e à Secretaria de Cultura e Turismo, Sr. Josenildo Fernandes, bem como as demais secretarias do município envolvidas no evento, naquilo que se propuseram a apresentar em bem fazer acontecer.

Abrilhantando ainda mais aquela noite, fomos testemunhas do lançamento da Trilha Quilombola: do Barro a Chita, sendo essa, outra riqueza de Dona Inês mantendo, pois, a herança cultural naquele município.

Em contínuo, os participantes foram agraciados com a diversidade e o ecletismo cultural da Banda de Neco Lobão, onde a mesma brindou aos presentes um repertório musical em estilos e épocas. E, depois de muita música, foi encerrada essa maravilhosa noite.

Que venham outros momentos desse porte! Que Dona Inês possa servir de exemplo para tantos outros municípios paraibanos e do Brasil.

Enfim, somos testemunhas do exemplo de união, de cooperação, de promoção do desenvolvimento daquele município e a expansão do território a partir daquilo que é a maior marca da construção da identidade cultural: a sua população e sua trajetória.

Obrigado Dona Inês por uma noite tão rica, de tantos aprendizados, por uma noite de Cultura!
Danilo Arruda e José Mancinelli, em nome de todo grupo GIEGE e do CCHSA/UFPB.