Lançamento do roteiro turístico “Trilha Quilombola: Do Barro à Chita” em Dona Inês atrai Agências de Viagem

Publicado em: 15/04/2024 | Autor: Jonathan

A cidade de Dona Inês promoveu o lançamento do roteiro turístico “Trilha Quilombola: Do Barro à Chita”, marcando um passo importante para a promoção do turismo cultural na região. O evento, que contou com a participação de agências de viagem do Rio Grande do Norte através de um Fantour, nesse domingo, 14 de abril, destacou as tradições e a história da comunidade quilombola Cruz da Menina.

A iniciativa foi desenvolvida em colaboração com o Sebrae Paraíba e a Empresa Paraibana de Turismo (PBTUR), com apoio significativo de Ferdinando Lucena para a organização e divulgação. A consultora do Programa de Agentes de Roteiros Turísticos (ART) do Sebrae, Alessandra Lontra, comentou sobre o desenvolvimento do roteiro, mencionando a cooperação entre gestores públicos, a comunidade local e o Sebrae como essencial para a implementação do projeto.

“A colaboração entre os gestores públicos, a comunidade quilombola e o Sebrae é fundamental para a preservação e celebração de nossa cultura. O roteiro Trilha Quilombola: Do Barro à Chita agora se estabelece como um símbolo da identidade cultural de Dona Inês, mostrando o potencial que a cooperação efetiva tem de realçar e valorizar nossa herança”, disso Lontra.

O evento também teve o apoio do prefeito Antonio Justino, do secretário de Cultura e Turismo, Josenildo Fernandes, e da presidente da Associação Quilombola Cruz da Menina, Bianca Quilombola, que reconheceram a importância da nova rota turística para a valorização e preservação cultural.

Josenildo Fernandes enfatizou o papel vital do Sebrae e da PBTUR no apoio ao turismo local. “A parceria contínua com essas entidades é fundamental para o fortalecimento do setor turístico em nossa cidade”.

O prefeito de Dona Inês, Antonio Justino, demonstrou estar extremamente satisfeito com o sucesso do famtour. “A resposta positiva que recebemos dos participantes não apenas confirma a qualidade do trabalho que realizamos, mas também reforça nossa visão de que Dona Inês tem um grande potencial turístico a ser explorado. Acreditamos que o ‘Trilha Quilombola: Do Barro à Chita’ é uma ferramenta valiosa para promover nossa cultura única e atrair visitantes interessados na autenticidade das experiências culturais que oferecemos.”

O prefeito também destacou o papel do evento na promoção do turismo local: “Este famtour não só testa a viabilidade de nossos roteiros, mas também posiciona Dona Inês no mapa turístico, ajudando a impulsionar a economia local enquanto preservamos nossa herança cultural quilombola, destacou Justino.

A resposta positiva dos agentes de viagens do RN indica que o roteiro está no caminho certo, prometendo bons resultados para a região e servindo como modelo para futuras iniciativas turísticas no município.

A cooperação entre diferentes entidades e a comunidade quilombola foi fundamental para o sucesso do lançamento, refletindo o compromisso da cidade de Dona Inês com o turismo cultural e a valorização de seu patrimônio histórico e cultural.