Parabéns Fazenda Sítio Pimenta, pelos seus 34 anos da conquista da terra, uma luta que não será esquecida.
A conquista da terra do assentamento Fazenda Sítio Pimenta, veio através da persistência e organização dos próprios agricultores que buscavam ter suas terras para plantar, cultivar e viver. Terras essas, que eram propriedade do fazendeiro Joaquim Cabral, mas não atendiam às funções sociais. E essa terra foi conquistada por meio de muita luta dos trabalhadores rurais, que passaram por grandes adversidades, perseguição política e diversas outras batalhas para realização da conquista histórica.
Ocorreu a movimentação dos moradores e lideranças religiosas, para a utilização da Política de Reforma Agrária, que é o conjunto de medidas conduzidas pelo Poder Público a fim de promover a distribuição de terras entre trabalhadores rurais, atendendo aos princípios de justiça social e aumento da produtividade, conforme disposto na Lei nº 4.504/64 (Estatuto da Terra). Foi construído a Capela no sítio Pimenta, que marca a luta pela terra, com breves registros documentados desta história, além da Associação que existe para reafirmar a batalha pela conquista do assentamento e a grande luta dos moradores na época.
Além de promover cidadania, proporcionar a desconcentração e democratização da estrutura fundiária e gerar renda no campo, a Reforma Agrária favorece:
* A produção de alimentos básicos.
* O combate à fome e à pobreza.
* Promoção da cidadania e da justiça social.
* A interiorização dos serviços públicos básicos.
* A redução da migração campo-cidade.
* A diversificação do comércio e dos serviços no meio rural.