Prefeito Antônio Justino participa do maior Congresso Brasileiro de Trilhas da América Latina, realizado em Niterói. Confira!

Publicado em: 21/09/2023 | Autor: Jonathan

O prefeito de Dona Inês, Antônio Justino, junto do Secretário de Cultura e Turismo Josenildo Fernandes, embarcaram para Niterói para participar e representar a cidade no 2º Congresso Brasileiro de Trilhas (o maior da América Latina).

O encontro teve início nesta quarta-feira (20), no Caminho Niemeyer, o 2º Congresso Brasileiro de Trilhas, o maior deste porte já realizado na América Latina. O evento que reúne cerca de três mil pessoas, conta com a participação de organizações e movimentos sociais que atuam na preservação e conservação ambientais, bem como em iniciativas de turismo de base comunitária, além de profissionais ligados às instituições de ensino e pesquisa e está discutindo ainda propostas de uma gestão sustentável de trilhas com incentivo ao ecoturismo como forma de preservação.

“Mais do que ótimas opções de lazer, cultura, gastronomia, Dona Inês proporciona aos nossos visitantes e moradores o ecoturismo, com a trilha ecológica, temos a Mata do Seró que é uma reserva ecológica com 150 hectares, onde podemos nos conectar com a natureza exuberante da nossa cidade. O Congresso Brasileiro de Trilhas é uma oportunidade excelente para divulgarmos nossas trilhas, belezas naturais e ampliarmos nossos horizontes, encontrando um ambiente propício para troca de ideias e estratégias valiosas que podem ser implantadas em nosso município.” Disse o prefeito Antônio Justino.

O 2º Congresso Brasileiro de Trilhas conta com palestras, minicursos, oficinas técnicas para gestores e voluntários, fóruns para acordos institucionais e visitas técnicas em trilhas do Rio de Janeiro. Durante o evento houve apresentação de casos de sucesso, com ênfase nos pilares fundamentais para o desenvolvimento e estruturação das Trilhas de Longo Curso, abordando temas como governança, sinalização padronizada, manejo de trilhas, capacitação, empreendedorismo, voluntariado, ecoturismo e turismo de base comunitária, lazer e interação com a Natureza.

O evento é organizado pela Associação Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso, pela Prefeitura Municipal de Niterói e pela a Empresa de Lazer e Turismo (Neltur). A intenção é implementar as trilhas de longo curso de maneira ecologicamente sustentável e benéfica para a biodiversidade, sobretudo em relação às espécies ameaçadas de extinção. Concomitantemente no mesmo dia aconteceu também o 1º Seminário Técnico Científico da Rede Brasileira de Trilha.