Programa Institucional Conexão com o Povo

Publicado em: 14/02/2022 | Autor: Lian Cavalcante

Ocorreu na manhã deste último sábado (12/02/2022) mais uma edição do Programa Institucional Conexão com o Povo, que tem por objetivo trazer informações e demonstrar transparência para toda a população. O programa foi comandado pelo Prefeito Antônio Justino e teve como colaboradores o Chefe de Gabinete Clodoval Justino, o Vice-Prefeito Demétrio Ferreira e o Diretor Escolar Júnior Andrade, trazendo pautas das diversas secretarias que constituem a Gestão Municipal.

O Prefeito, Antônio Justino, iniciou saudando todos os ouvintes que acompanham o Programa Institucional “Conexão com o povo” e os seus colaboradores, afirmando a sua presença para efetivação da transparência pública da administração.

O Diretor Escolar, Júnior Andrade, entrou em debate sobre a pauta da educação. Na terça-feira (08/02) aconteceu abertura do I Encontro Pedagógico da rede municipal de ensino, onde teve várias falas e presenças de autoridades e uma semana repleta de atividades para os profissionais da educação. Já nessa próxima semana haverá as reuniões de pais e mestres de todas as escolas municipais, nos dias 15/02 e 16/02.

O Vice-Prefeito, Demétrio Ferreira, destacou que esteve representando o Prefeito juntamente com o Presidente do Conselho de Turismo na cidade de João Pessoa, onde tiveram uma audiência no gabinete do Deputado Federal Frei Anastácio e na oportunidade apresentaram o plano municipal de turismo e as expectativas, o mesmo se comprometeu em ajudar e apoiar o turismo religioso do nosso município deixando garantido uma emenda parlamentar no valor de trezentos mil reais para a iniciação das obras do Santuário Memorial Cruz da Menina. Ainda, comunicou sobre a aprovação definitiva do calendário esportivo de 2022 pelo Conselho Municipal de Esportes e a organização do 1° Pedal Ecológico que acontecerá no dia 20 de fevereiro.

O Gestor Municipal destacou que já está sendo concluídas as reformas das escolas para acolher os estudantes e servidores nessa volta às aulas, e que ocorreu as homologações das licitações dos transportes escolares e merendas para o retorno presencial. Além disso, comunicou às famílias que estão em estado de vulnerabilidade e foram contempladas no ano passado pelo projeto “Comida na Mesa”, que haverá continuidade dessa ação no ano de 2022, será mandado o projeto de lei de criação do fundo municipal de combate a pobreza para a Câmara Municipal, objetivando o combate a pobreza e a miséria e a transferência de renda para os que mais necessitam.

Na pauta da Assistência Social, foi feito alguns informes das ações que foram realizadas, sendo elas: O prefeito Antônio Justino e a Secretária de Assistência Social Sofia Ulisses estiveram na SEDH juntamente com o Secretário de Estado Tibério Limeira e a equipe da alta complexidade para assinar o termo de cooperação técnica para o programa família acolhedora que tem o objetivo de garantir proteção social em ambiente acolhedor e familiar à crianças e adolescentes que estão afastados do ambiente familiar por um breve período até que seja concluído o trâmite necessário para a reinserção desses usuários na convivência familiar e/ou comunitária. I Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial – COMPIR: Ocorreu na última quarta-feira, 09 de fevereiro, o I COMPIR no município de Dona Inês com o tema: Enfrentamento ao racismo e às outras formas correlatas de discriminação étnico-raciais e de intolerância religiosa: política de Estado e responsabilidade de todas/os nós. O evento para convidados teve como local a sede da Escola Municipal Educador Paulo Freire, na Comunidade Quilombola Cruz da Menina.

Entrando na pauta da saúde, foi informado algumas ações realizadas pela secretaria: Nesta última terça-feira (08/02) houve a capacitação para o DIGISUS, um módulo de planejamento para Conselheiros da Saúde. Esse sistema de informação visa oferecer aos gestores de saúde ferramentas que auxiliem no planejamento e gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), assim como a internalização da lógica do ciclo de planejamento. A Farmácia Básica Municipal está sendo reabastecida ao poucos com grandes remessas de medicamentos e outros insumos para melhor atender os munícipes que necessitam desses fármacos, disponibilizados através da Secretaria Municipal de Saúde. Para adquirir o medicamento ou insumo, o paciente deve se dirigir a Farmácia Básica Municipal com a receita do fármaco prescrito pelo médico, com o cartão do SUS e RG. Aconteceu na tarde de quarta-feira (09/02) a 1ª reunião presencial da Comissão Intergestores Regional (CIR) do ano de 2022, na 2ª Gerência Regional de Saúde em Guarabira. A Secretária da Saúde Sálvia Ulisses participou da reunião na busca de trazer melhorias e traçar decisões acerca da saúde no nosso município. Também participou da reunião o diretor administrativo do Hospital Regional de Guarabira Dr. Barbosa, onde na oportunidade foi solicitado a efetivação das pactuações de exames e cirurgias, assim como a melhoria e humanização nos atendimentos.

Ao término do programa, o prefeito agradeceu a presença dos colaboradores e a audiência dos munícipes. Encerrou desejando um bom dia e ótimo final de semana a todos.