Programa Institucional Conexão com o Povo

Publicado em: 07/03/2022 | Autor: Lian Cavalcante

Ocorreu na manhã deste último sábado (05/03/2022) mais uma edição do Programa Institucional Conexão com o Povo, que tem por objetivo trazer informações e demonstrar transparência para toda a população. O programa foi comandado pelo Prefeito Antônio Justino e teve como colaboradores o Vice Prefeito Demétrio Ferreira, o Chefe de Gabinete Clodoval Justino e o Presidente do Conselho de Turismo Pe. Gaspar Rafael, trazendo pautas das diversas secretarias que constituem a Gestão Municipal.

O Prefeito, Antônio Justino, iniciou saudando todos os ouvintes que acompanham o Programa Institucional “Conexão com o povo” e os seus colaboradores, afirmando a sua presença para efetivação da transparência pública da administração.

O Presidente do Conselho de Turismo, Pe. Gaspar Rafael, saudou todos os ouvintes, e comentou sobre o evento da apresentação do tema da Campanha da Fraternidade de 2022. Agradeceu e parabenizou a Secretaria de Cultura e Turismo pelas ações que foram realizadas neste carnaval, ofertando rotas turísticas para as pessoas que desejavam conhecer a Serra de Dona Inês. Ainda, ressaltou que brevemente será apresentado o projeto do Mirante na Serra.

Na educação, foi comunicado algumas ações realizadas e avisos, sendo elas: Nesta quinta-feira (03/03), o Secretário Adjunto de Educação e Desporto, Joseilson Moreira e o Supervisor, Carlos Geraldo, estiveram presentes como representantes da SEMED, na reunião de apresentação do tema da Campanha da Fraternidade de 2022. A campanha do presente ano tem como tema: “Fraternidade e Educação”, e tendo como objetivo uma educação pautada na valorização dos direitos humanos e na integralidade de crianças, jovens e adultos. Também, ocorrerá a partir do dia 07/03, o retorno 100% presencial da educação infantil.

O Gestor Municipal informou acerca das mudanças necessárias à reestruturação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do magistério público municipal, que foi criado no seu primeiro mandato como Prefeito. Além disso, foi informado sobre o reajuste salarial de 33% dos professores, que foi pago de acordo com o piso base dos mesmos, acontecendo algumas falhas devido à falta de atualização por completo no programa da folha, mesmo assim obteve-se o pagamento do reajuste. Também, foi esclarecido sobre o recebimento de crédito do antigo FUNDEF de 1998, no qual, o Prefeito Antônio Justino, ingressou com uma ação na justiça quando exercia o mesmo cargo na época, motivado pelo não pagamento do repasse de uma forma completa, obtendo êxito no processo mais à frente. Comunicou sobre a recomendação e orientação de não acontecer nenhuma negociação e acordo para pagamento dessa indenização aos professores, segundo o Ministério Público, não havendo ainda nenhuma autorização judicial para liberação desses precatórios.

Demétrio Ferreira, entrando na pauta do esporte, repassou algumas ações que serão realizadas, sendo elas: Copa Sub 15 de futsal masculino para os jovens nascidos nos anos de 2007, 2008, 2009 e 2010. As inscrições serão do dia 03/03 a 10/03. No próximo sábado (12/03) haverá uma programação especial em alusão ao Dia Internacional da Mulher.

Na saúde,  durante a semana, as Unidades Básicas de Saúde da zona rural realizaram palestras educativas em alusão a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência com as adolescentes da área. Agentes de Endemias intensificaram as inspeções e vistorias nos prédios públicos e orientação à população nas UBS’s e casa a casa, tendo os objetivos de detectar possíveis focos do mosquito da dengue, sanar dúvidas acerca de como prevenir a concentração do aedes aegypti e orientações de como evitar o acúmulo de água parada nas residências e tirar dúvidas dos cidadãos sobre a temática. Também, foi informado a aquisição de uma nova ambulância, que será entregue neste mês de março, e a abertura da licitação para adquirir mais um veiculo para a saúde.

Na Assistência Social, os conselheiros de direitos estiveram no dia 24 de fevereiro, realizando visita a obra do complexo de assistência social que se encontra em desenvolvimento. Ainda, houve a reunião com os coordenadores dos programas, projetos e serviços socioassistênciais para planejamento e alinhamento das ações referentes ao mês de março no que se refere as atividades voltadas as mulheres, crianças e adolescentes.

Ao término do programa, o Prefeito Antônio Justino agradeceu a presença dos colaboradores e a audiência dos munícipes. Encerrou desejando um bom dia e ótimo final de semana a todos.