Programa Institucional Conexão com o Povo

Publicado em: 30/03/2022 | Autor: Lian Cavalcante

Ocorreu na manhã deste último sábado (26/03/2022) mais uma edição do Programa Institucional Conexão com o Povo, que tem por objetivo trazer informações e demonstrar transparência para toda a população. O programa foi comandado pelo Chefe de Gabinete Clodoval Justino e teve como colaboradores o Secretário de Cultura e Turismo Josenildo Fernandes e o Presidente do Conselho de Turismo Pe. Gaspar Rafael, trazendo pautas das diversas secretarias que constituem a Gestão Municipal.

O Chefe de Gabinete, Clodoval Justino, e os colaboradores iniciaram saudando todos os ouvintes que acompanham o Programa Institucional “Conexão com o povo”, realizando a efetivação da divulgação das ações semanal e da transparência pública da administração.

Clodoval Justino, deu inicio a pauta da Assistência Social, repassando as ações que foram realizadas durante a semana. Aconteceu nos dias 22/03 e 24/03, a “Semana de Valorização da Infância”, ação intersetorial que contou com a colaboração das secretarias de Educação e Saúde, havendo vários momentos realizados pela Assistência Social com seus usuários, e exposição de vídeos da outras secretarias. Ainda, foi exposto os horários, grupos e atividades do SCFV que serão realizadas durante essa próxima semana.

Na educação, iniciou-se o primeiro planejamento semanal com os (as) professores (as) da 1ª fase, com o acompanhamento da coordenadora dos anos iniciais, Mônica Ranchelle, e da supervisora escolar, Carla Priscila, e tivemos a Semana de Valorização da Infância, ação intersetorial juntamente com a Assistência Social e a Saúde. Também, houve a palestra “Desafios da Síndrome de Down no Ambiente Escolar e Familiar”, que contou com a presença da Fisioterapeuta e Professora do AEE Magna Silva, assim como a Pedagoga Roberta Maria, mãe de Arthur, adolescente com Síndrome de Down. Por fim, aconteceu a 1º Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social – CACS/FUNDEB, com representantes de alguns segmentos da educação e do Conselho Tutelar do município, objetivando cumprirem a seguinte pauta: Esclarecimentos sobre os relatórios do SIOPE; Prestação de contas do exercício de 2021; Aumento do piso salarial do magistério; Cursos do Formação pela Escola; Exposição de dúvidas dos conselheiros

Na Cultura e Turismo, foram ressaltados alguns momentos importantes realizados durante essa última semana, como por exemplo, o curso de cama e café voltado diretamente para a realidade do nosso município. Também, houve o encontro com os secretários de turismo da região, com intuito de discutir sobre as ações do turismo local e o desenvolvimento de uma rota turística que agregue os municípios vizinhos. Por fim, foi informado sobre a reunião do Fórum de Turismo do Brejo, para definição da Rota Cultural Raízes do Brejo 2022.

Na ocasião, foi comunicado sobre o Orçamento Público Municipal, que já está sendo organizado para acontecer logo em breve, com o objetivo de democratizar os espaços públicos e atuar captando propostas, debatendo e deliberando matérias referentes às despesas públicas, assim, envolvendo cada vez mais o povo inesense em nossa gestão democrática e participativa.

Ao término do programa, o Chefe de Gabinete Clodoval Justino agradeceu a presença dos colaboradores e a audiência dos munícipes. Encerrou desejando um bom dia e ótimo final de semana a todos.