Programa Institucional Conexão com o Povo

Publicado em: 09/10/2021 | Autor: João Vitor

Ocorreu na manhã de hoje (09/10/2021) mais uma edição do Programa Institucional Conexão com o Povo, o qual busca levar a transparência e informação para todos os munícipes. O programa conta com a presença do prefeito Antônio Justino que busca dialogar, transmitir e buscar ações que possam beneficiar a nossa cidade.

No decorrer do programa, o Secretário Adjunto da Educação, Joseilson Moreira, fez sua participação repassando as ações realizadas durante a semana, sendo uma delas a retomada do EJA (Escola de Jovens e Adultos), bem como a volta do ensino na modalidade híbrida para todos e a implementação de novos computadores para o laboratório de informática. Além disso, o Secretário também frisou a importância da retomada presencial dessas atividades escolares para o desenvolvimento do aluno. Durante a ocasião, o Prefeito também anunciou a implementação da escola de informática, que terá o objetivo de auxiliar e capacitar os alunos à informática.

A Secretária e Assistência Social e primeira-dama, Sofia Ulisses, também participou do programa e trouxe pautas importantíssimas referentes aos beneficiários do Bolsa-Família, sendo eles sobre o pré-natal de gestantes, frequência escolar dos filhos, pesagem e calendário vacinal deles. Ademais, a Secretária também abordou a volta das atividades presenciais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e a importância dele para a sociedade. Sofia conclui sua fala ao lembrar da ação chamada Dia Feliz, que ocorrerá dia 12/10, no Espaço da Juventude, tendo por objetivo enfatizar o direito da criança de brincar através de jogos, brinquedos e personagens de animação no local, ela ainda enfatiza que haverá ônibus para transportar as mães e crianças da Zona Rural até o local da ação.

O Prefeito Antônio Justino também discutiu sobre a Semana Alusiva ao Outubro Rosa – Prevenção ao Câncer de Mama e Colo de Útero, o qual ocorrerá entre os dias 18/10 a 22/10, por intermédio da Secretaria de Saúde, tanto nas Unidades Básicas de Saúde da zona urbana e rural, quanto na Policlínica Municipal, e tendo como exemplo de uma das ações a realização e mamografias no Caminhão Amigo do Peito (19/10). Essa semana terá como efeito conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e cuidado para com este tipo de doença, além de tentar abordar as melhores maneiras para com o autocuidado.

Na seara de Cultura e Turismo, foi abordado a reunião que ocorreu na sexta-feira (08/10) com os artesãos do município e o incentivo para a produção de cada um. Neste momento também foi divulgado a parceria com o Banco do Nordeste para traçar estratégias quanto ao incentivo a economia produtiva, especialmente com o evento voltado para as empreendedoras que ocorrerá na próxima sexta-feira (15/10) no Ginásio José Eugênio Cabral de Melo – ao lado da Prefeitura Municipal – para realizar linha de crédito e aconselhar mulheres no meio do empreendedorismo, denominado de “Crediamigo Delas”.

Ao fim do programa, o prefeito ainda destacou sua visitação em algumas Zonas Rurais do Município, tais como São Luiz e Pimenta, com o objetivo de escutar as preocupações da população e planejar a realização de melhoramento, reforma, reestruturação e construção de algumas obras, sendo elas escolas, pontes, e Unidades Básicas de Saúde.