Programa Institucional Conexão com o Povo

Publicado em: 30/10/2021 | Autor: João Vitor

Ocorreu na manhã de sábado (30/10) mais uma edição do Programa Institucional Conexão com o Povo, que tem por objetivo trazer informações e demonstrar transparência para toda a população. O programa foi comandado pelo Prefeito Antônio Justino e com os seus convidados, trazendo pautas das diversas secretarias que constituem a Gestão Municipal.

Iniciou-se a matéria com a pauta da Saúde, abordando os diversos atendimentos especializados que houve durante o “Outubro Rosa”, tais como atendimento noturno médico e odontológico, ultrassonografista, ginecologista, entre outros. A ação teve como objetivo atender preventivamente as mulheres do município, além de conscientizar as mulheres sobre diversas temáticas através das palestras realizadas no CEMCAP e Unidades Básicas. Seguidamente, o prefeito divulgou a campanha “Novembro Azul”, onde também ocorrerá atendimento médico e odontológico noturno, atendimento especializado com médico urologista e palestras de conscientização. O Gestor Antônio Justino pontua a importância de prevenção e cuidado para com essa doença que mata milhares de homens no Brasil.

No âmbito da Educação, ocorreu no dia 27 e 28/10, o Integra Educação/PB, ministrada pela formadora Carla Priscilla e com o público-alvo os professores do ciclo de alfabetização e educação infantil. A programação se baseou na formação sobre reescrita, com o objetivo de discutir a reescrita textual como processo do planejamento da escrita situada, com atenção para contexto híbrido e a formação sobre Geometria que visa compreender o conceito dela com base em práticas de ensino que desenvolvam habilidades e superem déficits. Durante a formação foi realizada a testagem em massa para a covid-19 nos profissionais da educação, ação realizada em conjunto com a Secretaria de Saúde e que está contida no plano estratégico de retorno as aulas presenciais. Nesse período, também houve a busca ativa escolar e visita domiciliar no Sítio Cabloco e nas ruas Anésio Ferreira, Alfredo Cantalice, Manoel Pedro e Ana de Souza Maciel, em sua fala o prefeito ressalta a importância da busca ativa para diagnosticar e tentar trazer os alunos que abandonaram a escola de volta para a sala de aula.

Simultaneamente, o prefeito também anunciou a compra de 300 tablets para os alunos na tentativa de transformar o sistema de ensino e facilitar a aprendizagem dos estudantes do município. Além disso, foi anunciado o adquirimento de armários para os alunos de ensino integral, com o objetivo de guardar seus materiais e o adquirimento de 1009 kits (pratos, talheres, copos) para as escolas, bem como 65 uniformes novos para a banda marcial e brinquedos para a educação infantil. O gestor também apresentou a assinatura do contrato de mais um ônibus escolar para o transporte seguro e adequado dos alunos.

Quanto a Secretaria de Assistência Social, foi anunciado o cronograma de funcionamento e ações, sendo eles:

– No dia 03 a 15/11 o CRAS realizará atendimento presencial pela manhã e remoto na parte da tarde, pelo número (83)98157-9986;

– No dia 04/11 haverá atividade na sede do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), às 13h, para o grupo de idosos, além de dança, capoeira e percussão na Comunidade Quilombola;

– No dia 03 a 05/11 as visitadoras do Programa Criança Feliz realizarão seu respectivo planejamento com atendimento pelo teleatendimento;

– O setor de Cadastro Único (CadÚnico) segue funcionando normalmente, tendo atendimento agendado pelo número (83)98186-6544 a fim de evitar aglomerações.

Ao decorrer do programa foi abordado o Pré-Lançamento do Turismo, ocorrido nesta última quarta-feira (27/10), destinado a imprensa e aos Prefeitos das cidades circunvizinhas e seus respectivos Secretários de Turismo. O evento contou com a participação do Secretário de Turismo do Estado Gustavo Feliciano, o deputado Tião Gomes, o filho do deputado Dr. Damião, Renato Feliciano, Empresa Paraibana de Turismo (PBTUR), entre outros emblemáticos convidados. O evento teve como objetivo mostrar o potencial turístico do município, através da cultura, artesanato, paisagens naturais, turismo religioso. O Padre Gaspar Rafael ressaltou a importância desse evento e do evento do dia 30/10, Lançamento Oficial do Turismo, em como a cidade ganhará destaque no artesanato, com as 22 mulheres que estão em parceria com a Assistência Social para o desenvolvimento de suas obras, com as paisagens naturais, trilhas, e o turismo religioso através do Memorial Cruz da Menina, projeto que está sendo desenvolvido e aperfeiçoado para acomodar os futuros turistas.

O vice-prefeito Demétrio Ferreira participou do programa institucional em colaboração ao ramo do esporte, trazendo diversas informações junto com o Conselho Municipal de Esporte, sendo elas:

– Inscrição no torneio de futebol do dia 17/11 e do voleibol do dia 16/11 irá até o dia 07/11;

– Inscrição da minimaratona que ocorrerá dia 16/11 vai até o dia 10/11;

– Inscrição do circuito de bike do dia 14/11 irá até o dia 10/11;

Vale salientar que para o preenchimento do formulário de inscrição deve-se procurar Demétrio ou Felipe até as datas informadas acima.

Ao fim do programa, o artesão Sérgio Teófilo fez sua participação e expressou seu contentamento quanto a iniciativa do prefeito Antônio Justino em apoiar e incentivar o artesanato no município. O prefeito também relatou o plano de construir a casa do artesão em busca de abrigar, servir de ponto de referência e expor todas as obras dos artesãos da cidade.