Programa Institucional Conexão com o Povo

Publicado em: 06/11/2021 | Autor: João Vitor

Ocorreu na manhã deste último sábado (06/11) mais uma edição do Programa Institucional Conexão com o Povo, que tem por objetivo trazer informações e demonstrar transparência para toda a população. O programa foi comandado pelo Prefeito Antônio Justino e com os seus convidados, trazendo pautas das diversas secretarias que constituem a Gestão Municipal.

Ao iniciar o programa, o Secretário Adjunto de Educação, Joseilson Moreira, fez presença ao relatar as diversas ações ocorridas durante o último mês, começando pelo adquirimento de 300 tablets e 25 novos computadores, bem como 1 self-service para os alunos com o objetivo de redução de desperdício de alimentos (houve uma redução em torno de 30%). Além disso, também houve a substituição de todos os copos, talheres e pratos da rede municipal de ensino e a compra de 300 armários no estilo roupeiro para os alunos de ensino integral.

O Secretário também abordou sobre o cadastro no transporte para o Enem 2021, que ocorrerá do dia 08/11 a 12/11, na Secretaria Municipal de Educação, das 8h00 às 11h00 e das 14h00 às 17h00. Na ocasião o prefeito se comprometeu em não medir esforços para o avanço da educação no nosso município, já anunciando o início da obra da escola de 5 salas de aula que se localizará no terreno em conjunto da Escola Estadual Clóvis Bezerra e o início licitatório para a reforma de todas as escolas do município.

Dentro da Secretaria de Assistência Social foi discorrido que nesta próxima segunda-feira (08/11), das 8h00 às 11h0, ocorrerá mais um Projeto Comida na Mesa, ação realizada com recursos próprios que tem por objetivo distribuir cestas básicas a todas as famílias contempladas (lista disponível em https://pmdonaines.pb.gov.br/projeto-comida-na-mesa/). Quanto ao Programa Criança Feliz, as visitações ocorrerão em domicílio durante a semana e o Cadastro Único (CadÚnico) continua funcionando de forma normal, tendo atendimento agendado pelo número (83)98186-6544.

A Assistência Social ainda relembra a exposição do artesanato das Mulheres Inesenses ocorrida no Lançamento Oficial do Plano de Turismo (dia 30/10), onde contemplou mulheres da zona urbana e rural que fazem parte das atividades em andamento no município quanto as ações do Selo Oficial Prefeitura Parceira das Mulheres. Durante a semana, também ocorreu uma reunião com as artesãs do município que realizaram o cadastro na Secretaria de Assistência Social para tratar de assuntos referentes ao incentivo financeiro e exposição de artesanato.

No âmbito da Saúde, a Secretaria Municipal relata que no dia 03/11 foi realizado a vacinação na Escola Maria Ferreira da Costa Oliveira das 8h às 12h, para os adolescentes de 14 anos ou mais da Zona Rural do UBS I – Sítio Cozinha. Na quarta-feira também foi realizada a vacinação da segunda dose para aqueles que se vacinaram no dia 11/08/2021 com a vacina PFIZER, bem como a primeira dose para os adolescentes de 14 anos ou mais da Zona Rural do Sítio Brejinho (UBS IV). Além disso, a Secretaria anunciou um cronograma de ações em alusão ao Novembro Azul – mês de prevenção ao câncer de próstata, onde o prefeito discutiu a importância de prevenção para essa doença que assola diversos homens e como a gestão municipal está fornecendo diversas ações para o diagnóstico e prevenção. Segue o cronograma com as respectivas ações:

08 E 09/11 ÀS 18H00: Atendimento médico noturno para homens (agendado) no UBS III – Nova Conquista;

08 e 09/11 ÀS 18H00: Atendimento de dentista noturno para homens (agendado) no UBS III – Nova Conquista;

08/11 ÀS 6H00: Exames de PSA (homens que irão passar em consulta com o Urologista) no Laboratório Municipal;

10/11 ÀS 19H00: Palestra com Dr. Wilton Saraiva e Psicólogo Gabriel com a temática “A vida em cor azul – prevenção do câncer de próstata” no auditório do CEMCAP;

22/11: Consulta com Urologista (pacientes agendados) na Policlínica;

23 e 24/11 ÀS 18h00: Atendimento com dentista noturno para homens (demanda livre) no UBS III – Nova Conquista;

O vice-prefeito Demétrio Ferreira também participou do programa ao abordar a temática de Esportes, iniciando com a reforma e melhoria da iluminação do Estádio Municipal, bem como a reunião que ocorrerá dia 10/11 com os jogadores para decidirem juntos o regulamento do torneio. Demétrio convidou a todos para participar dos eventos esportivos que ocorrerão nos dias 14, 16 e 17/11 e terão inscrições abertas com Felipe até o dia 10/11. Os eventos serão

14/11: Circuito de Bike (trilha média) – com saída às 6h0 e percurso saindo da Igreja Matriz e seguindo a Chã de Palhares, Mata do Seró, Caco, Mulungu, saindo no Terreiro da Fazendo e chegando a cidade pelo Sítio Raimundo.

16/11: Apresentação de duas equipes de futsal do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) às 14h30 e a Maratona masculina e feminina às 16h00.

17/11: Torneio de futebol de campo às 07h00.

Ao fim do programa, o prefeito Antônio Justino fala sobre o grande sucesso que foram os eventos do Lançamento Oficial do Plano de Turismo (30/10), Caminhada para a Mata do Seró (31/10) e a romaria para a Cruz da Menina realizada pelo Pe. Gaspar Rafael (01/11) e sua expectativa quanto ao desenvolvimento da cidade em todos os âmbitos, tais como o incentivo ao empreendedorismo, ao esporte, lazer, infraestrutura, saúde e educação.