Programa Institucional Conexão com o Povo

Publicado em: 05/12/2021 | Autor: João Vitor

Ocorreu na manhã deste último sábado (04/12) mais uma edição do Programa Institucional Conexão com o Povo, que tem por objetivo trazer informações e demonstrar transparência para toda a população. O programa foi comandado pelo Prefeito Antônio Justino e teve como colaborador o Chefe de Gabinete Clodoval Justino, trazendo pautas das diversas secretarias que constituem a Gestão Municipal.

O Chefe de Gabinete, Clodoval Justino, iniciou saudando todos os ouvintes que acompanham o Programa Institucional “Conexão com o povo”, e ressaltou sobre os diversos assuntos que tratariam ao longo do programa de acordo com as Secretarias de Saúde, Agricultura, Assistência Social, Educação e Infraestrutura. Em seguida, cumprimentou o Prefeito Institucional do município, Antônio Justino, e passou a palavra para que o mesmo pudesse iniciar e saudar a população inesense.

O Chefe do Executivo iniciou saudando os ouvintes e internautas, e pedindo desculpas à população pelo atraso do programa que se deu devido a falhas técnicas, ressaltou que se faz presente no programa para levar a mensagem da gestão, realizar prestação de contas e mostrar a transparência administrativa, que é a obrigação de qualquer gestor.

O Chefe de Gabinete trouxe a primeira pauta do dia, a saúde do município, colocando em discussão a publicação do decreto advindo do poder executivo estadual sobre as novas medidas emergenciais e temporárias contra a Covid-19 que foi publicado no dia 01 de Dezembro de 2021, colocou em destaque as novas variantes que vem proporcionando uma elevação na contaminação em todo território nacional, e consequentemente medidas mais restritivas dos governantes. O Prefeito ressaltou a mudança principal no decreto estadual, a comprovação da carteira de vacinação com as doses do imunizante para a permissão de entrada em certos ambientes, no qual, apoiou a decisão do Governado do Estado e ressaltou que futuramente a carteira de vacinação será exigência até para a adesão da população em programas de benefícios, e concursos públicos, como já vem acontecendo, ainda destacou a eficácia das vacinas e fez um apelo para que a população tome as duas doses da vacina e a de reforço no tempo oportuno para aplicação da mesma.

Bem como, comunicou sobre o decreto que dispõe sobre a adoção de novas medidas temporárias e emergenciais de prevenção de contágio pelo novo Coronavírus (Covid-19), sendo elas:

– Bares, restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência e estabelecimentos similares poderão funcionar das 6:00 horas até 00:00 horas, com a ocupação de 70%.

– Obrigatório a apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19, com esquema vacinal completo, para ingressar e permanecer em bares, restaurantes, casas de shows, boates e estabelecimentos congêneres, nos eventos sociais, corporativos e esportivos em todo o território estadual, sendo os estabelecimentos citados obrigados a exigir o comprovante de vacinação, tanto para clientes quanto para funcionários.

– Missas, cultos e quaisquer cerimônias religiosas presenciais poderão ocorrer com a ocupação de 70% da capacidade do local, devendo os participantes apresentarem o cartão de vacinação constando as duas doses da vacina contra a Covid-19.

– Para a prática e organização de eventos esportivos, também deverá ser exigido o comprovante de vacinação contra a Covid-19 com esquema vacinal completo.

– Realizações de shows, com ocupação de até 50% da capacidade do local, com, no mínimo, a comprovação da primeira dose da vacina, há pelo menos 14 dias, e apresentação de teste de antígeno negativo para Covid-19, realizado em até 72 horas antes do evento.

– Permanece obrigatório o uso de máscara, higiene com álcool 70 e distanciamento social.

Como ainda, trouxe o calendário de vacinação da semana do dia 06/12 a 10/12, sendo elas:

08/12: Vacinação 2 dose para quem tomou a primeira dose 07/10/2021, tendo público alvo 16 anos ou mais no PSF IV – Brejinho das 8h00 às 12h00.

09/12: Vacinação 3 dose para os idosos com 70 anos ou mais, no PSF IV – Brejinho das 8h00 às 11h00.

09/12: Vacinação 3 dose para os idosos 60 anos ou mais, no PSF IV – Brejinho das 8h00 às 11h00.

O Chefe do Executivo informou sobre o atendimento médico extra que está acontecendo nos finais de semanas, nos sábados, proporcionado atendimento para a demanda reprimida que existe durante a semana, sendo o cronograma:

04 e 11 de Dezembro: Atendimento no PSF III (Nova Conquista).

18 de Dezembro: Atendimento no PSF V (Tapuio).

Como também, comunicou as ações e o calendário de atendimento da Secretaria de Assistência Social, sendo elas:

O CRAS continua com os atendimentos através de agendamento prévio pelo Whatsapp (83) 98157-9986, com objetivo de evitar aglomerações e protegendo a si e os usuários contra Covid-19. A Coordenação das Políticas para Mulheres informa que está com o número de Whatsapp (83) 98176-6917 para todos os informativos de conscientização das políticas públicas e eliminação de qualquer forma de descriminação e violência contra mulher. Os coordenadores do Programa Criança Feliz, comunicam que durante o mês de Dezembro, os atendimentos estarão acontecendo na forma de teleatendimento. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo comunica que permanece com informação aos usuários através do grupo de Whatsapp. Além disso, também comunicou que o Governo do Estado da Paraíba pagará abono natalino para as famílias contempladas com o Auxílio Brasil, antigo Bolsa Família, e informou o calendário de pagamento de acordo com o número final do NIS, sendo eles:

 

10/12 – final 1 13/12 – final 2 14/12 – final 3 15/12 – final 4 16/12 – final 5
17/12 – final 6 20/12 – final 7 21/12 – final 8 22/12 – final 9 23/12 – final 0

 

Entrando na pauta da Agricultura, informou sobre as datas de cadastramento do Garantia Safra para 2022, que acontecerá nas comunidades rurais do município, sendo elas:

23/11 – Sitio Queimas e Lajedo Preto. 25/11 – Pimenta. 30/11 – Lagoa do Braz.

02/12 – Caiçara e Raposa. 07/12 – Assentamentos do Zé Paz. 09/12 – No ginásio de Cozinha, Marias Preta, Várzea Grande e Piões. 14/12 – Sitio Miguel e Estrela. 16/12 – São Luis e Capivara. 17/12 a 21/12 – Cruz da Menina.

 

Assim como, afirmou que estará no Sitio São Luis, na próxima sexta-feira (10/12), onde levará todos os secretários para ouvir as reivindicações da população da comunidade. Afirmou que a população de toda essa região terá um prefeito presente e comprometido para alcançar o desenvolvimento com obras que impactará positivamente na vida de todos, como por exemplo, a construção de uma escola, um ginásio de esportes, um posto de saúde, cortes de terras para os agricultores e limpezas de barreiros. Ainda recordou sobre o término da ponte do Riacho da Capivara, a construção dos “mata-burros” nas divisas das propriedades, as limpezas de barreiros que iniciará já na próxima semana e as estradas que serão abertas, ações que beneficiará todos do Sitio São Luis, Capivara e região.

 

Ao término do programa, o Prefeito relembrou sobre todos os investimentos que realizou no Distrito de Cozinha, e se colocou como um dos prefeitos que mais investiu naquela localidade, e ressaltou sobre as novas obras que facilitará a vida da população dessa região, como por exemplo, a reforma e ampliação da lagoa e pavimentações de ruas. Além disso, informou que comprou um trator novo e estará licitando mais um com recursos próprios para ajudar os agricultores do município quando chegar o período de chuvas para o plantio.