Programa Institucional Conexão com o Povo!

Publicado em: 11/01/2022 | Autor: João Vitor

Ocorreu na manhã deste último sábado (08/01) mais uma edição do Programa Institucional Conexão com o Povo, que tem por objetivo trazer informações e demonstrar transparência para toda a população. O programa foi comandado pelo Prefeito Antônio Justino e teve como colaborador o Chefe de Gabinete Clodoval Justino, trazendo pautas das diversas secretarias que constituem a Gestão Municipal.

O Prefeito, Antônio Justino, iniciou saudando todos os ouvintes e internautas que acompanham o Programa Institucional “Conexão com o povo”, desejando que o ano novo seja repleto de paz, prosperidade e realizações. Informou que a gestão municipal já começou o planejamento de suas ações para 2022, iniciando um novo ciclo de exercício financeiro, como também, sendo o seu segundo ano de mandato de prefeito outorgado pela vontade livre e consciente do povo de Dona Inês. Além disso, o gestor inteirou a sua presença na Caixa Econômica Federal em João Pessoa, no qual, assinou quatro contratos de repasse com o Governo Federal para pavimentação de bairros e um distrito do município, e ainda explicou como funcionam todos os trâmites burocráticos para a concretização dessas obras. Como ainda, relembrou as dificuldades que a gestão teve que superar nesses 365 dias de administração, como por exemplo, a pandemia e a forte estiagem, e mesmo com essas problemáticas tão presentes, a administração se sagrou vitoriosa em superá-las e oferecer todos os serviços completos para a população inesense.

A Secretaria de Educação trouxe em sua pauta as datas e documentos necessários para a realização das matriculas escolares e o transporte para a reaplicação do Enem 2021:

MATRÍCULAS ABERTAS para as escolas da 1ª FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL (1º ao 5º ano). As matrículas serão realizadas no Auditório do CEMCAP (ao lado da escola Antonio Mariz) de segunda-feira a sexta-feira com os horários: Manhã 08:00h às 11:00h, tarde 13:30h às 16:30h.

 A documentação necessária para realização da matrícula são:

Documentos da CRIANÇA: Certidão de Nascimento; RG e CPF (se tiver); Cartão do SUS; Foto 3×4.

Documentos dos PAIS: CPF, RG, Comprovante de Residência.

MATRÍCULAS ABERTAS para as escolas da 2ª FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL (6º ao 9º ano). As matrículas serão realizadas na ESCOLA MUNICIPAL SENADOR HUMBERTO LUCENA de segunda-feira a sexta-feira com os horários: Manhã 08:00h às 11:00h, tarde – 13:30h às 16:30h.

A documentação necessária para realização da matrícula são:

Documentos do ESTUDANTE: Certidão de Nascimento; RG e CPF (se tiver); Cartão do SUS; Foto 3×4.

Documentos dos PAIS: CPF, RG, Comprovante de Residência.

O Enem de 2021 terá duas aplicações devido à reabertura das inscrições que ocorreu neste segundo semestre do ano. O Inep concedeu uma nova oportunidade para os interessados em participar do exame que conseguiram isenção da avaliação no ano anterior, mas não compareceram aos dias de provas devido ao contexto de pandemia de Covid-19. A Gestão Municipal também providenciou transporte para os alunos que participaram da primeira aplicação do exame, nos dias 21 e 28 de novembro. Assim, haverá transporte para a reaplicação do exame nacional, nos dias 09 e 16 de Janeiro.

A Secretaria de Assistência Social e Habitação trouxe em sua pauta alguns avisos importantes, sendo eles:

Estão abertas as inscrições para o curso de cortes de cabelo masculino voltado ao público prioritário de jovens rapazes maiores de 17 anos de idade. O local de inscrição será no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, do dia 12 a 14 de Janeiro. Os documentos necessários são: Identidade, CPF, Cartão do Bolsa Família ou NIS. O curso será ofertado na Cozinha Comunitária e visa profissionalizar cidadãos inesenses para o mercado de trabalho. São, ao todo, 40 vagas distribuídas em quatro (04) turmas. O período do curso será de 17 de Janeiro a 03 de fevereiro de 2022.

O CRAS também informa que continua realizando os atendimentos através de agendamento prévio pelo WhatsApp 98157-9986, com o objetivo, de evitar aglomerações protegendo, assim, os usuários contra o Covid-19.

Ainda, foi informado que as famílias que são beneficiárias do Auxilio Brasil (antigo Bolsa Família), é fundamental manter seus filhos na Escola. A frequência escolar desses alunos é uma das condicionalidades do Programa e é exigido de forma obrigatória pelo Governo Federal, e as crianças menores de sete anos devem ter o calendário de vacina em dia, além do peso e da altura, e as gestantes estar realizando o acompanhamento do pré-natal.

Todos os atendimentos no setor do Cadastro Único estão sendo agendados pelo WhatzApp: 98186-6544.

A Secretaria da Saúde trouxe em sua pauta o calendário vacinal da semana do dia 10/01 a 14/01/2022, sendo elas:

 

UBS I – SÍTIO COZINHA

 

10/01: Haverá vacinação na Escola Ma Ferreira de Lima, das 8h às 11h, D1, D2 para vacinados PFIZER nos dias 09/09 e 16/09 e dose de reforço 50 e 55 +.

 

12/01: Haverá vacinação na Escola Ma Ferreira de Lima, das 8h às 11h, D1, D2 para vacinados PFIZER nos dias 02/09 e 27/09 e dose de reforço 34 e 47 +.

 

13/01: Haverá vacinação na Escola Ma Ferreira de Lima, das 8h às 11h, D1, D2 PFIZER 14+.

OBS.: PESSOAS COM MAIS DE 4 MESES DA SEGUNDA DOSE (VACINADOS ATÉ O DIA 16/09/2021) DEVEM PROCURAR A VACINAÇÃO NESTES DIAS PARA SE IMUNIZAR.

 

UBS II – SERRA DO SÍTIO

 

13/01: Haverá vacinação na Escola Ana Lúcia da Silva Fernandes, das 8h às 12h, D2 para vacinados PFIZER nos dias 02/09 e 09/09 e dose de reforço 55 +, 34 e 29+.

 

UBS IV – BREJINHO

 

12/01: Haverá vacinação na própria unidade, 8h às 11h, D1, D2 para vacinados PFIZER no dia 01/09 e dose de reforço 34+, bem como vacinação JANSSEN.

 

UBS NOVA CONQUISTA E TAPUIO

 

12/01: Haverá vacinação no Ginásio “O Bacurau”, das 7h30 às 11h, D1, D2 para vacinados PFIZER que estão com o esquema vacinal em atraso, assim como dose de reforço para 55 anos +, BPC + 57 anos, (obesos, comorbidades, gestantes, puérperas, educação).

 

OBS.: REFORÇO PARA AS PESSOAS COM MAIS DE 4 MESES DA SEGUNDA DOSE (VACINADOS ATÉ O DIA 13/09/21).

 

 

CRONOGRAMA DE ATENDIMENTO MÉDICO AOS SÁBADOS:

 

08/01 E 15/01: ATENDIMENTO NO UBS III – NOVA CONQUISTA.

 

22/01 E 29/01: ATENDIMENTO NO UBS V – TAPUIO

 

OBS.: O atendimento é para a população e por demanda livre (procurar sua unidade para orientação) durante manhã e tarde.

 

O Pe. Gaspar Rafael fez a sua participação convidando toda a população para participar da abertura da festividade religiosa dos padroeiros da cidade de Dona Inês, que iniciará no dia 11/01/2022, às 19h, com uma missa festiva campal. Na oportunidade, o Prefeito Antônio Justino, justificou o cancelamento das festas de rua em virtude do surto de Influenza e Covid-19, também devido às recomendações do Tribunal de Contas do Estado e da Promotoria de Justiça.

 

Ao término do programa, o prefeito agradeceu a presença dos colaboradores e a audiência dos munícipes, e ainda relembrou que devido ao inicio das chuvas os agricultores já podem realizar o cadastro para o corte de terras, a gestão disponibilizará máquinas e tratores para auxiliar esses produtores rurais. Encerrou desejando um bom dia e ótimo final de semana a todos.