Programa Institucional Conexão para o Povo

Publicado em: 28/11/2021 | Autor: João Vitor

Ocorreu na manhã deste último sábado (27/11) mais uma edição do Programa Institucional Conexão com o Povo, que tem por objetivo trazer informações e demonstrar transparência para toda a população. O programa foi comandado pelo Prefeito Antônio Justino e teve como colaboradores o Chefe de Gabinete Clodoval Justino, o Coordenador Pedagógico Júnior Andrade e o Coordenador de Turismo Pe. Gaspar Rafael, trazendo pautas das diversas secretarias que constituem a Gestão Municipal.

A Secretaria da Saúde trouxe em sua pauta o calendário vacinal da semana do dia 29/11 a 03/12, sendo elas:

01/12: Vacinação 2 dose Fiocruz para quem tomou a primeira dose no dia 10/08/2021 ou para quem falta concluir o esquema vacinal no Ginásio “O Bacurau” das 7h30 às 11h00.

01/12: Vacinação 2 dose Pfizer para quem se vacinou nos dias 25 e 27 de setembro ou para quem está com o esquema vacinal em atraso no Ginásio “O Bacurau” das 7h30 às 11h00.

02/12: Vacinação para os pré-adolescentes de 12 anos ou mais da Zona Rural, sendo

PSF I – COZINHA: Na Escola Maria Ferreira da Costa Oliveira, das 8h às 12h;

PSF II – SERRA DO SÍTIO: Na Escola Ana Lúcia da Silva Fernandes, das 8h às 12h;

PSF IV – BREJINHO: No próprio PSF, das 8h às 12h;

Foi observado que quem ainda não tomou a primeira dose (tendo 12 anos ou mais), procure sua unidade para se vacinar. É necessário a documentação completa, mas caso não tenha conseguido tirar o CPF, solicita-se que procure a Secretaria Municipal de Saúde para que o cartão do SUS seja atualizado. O prefeito também anunciou que conseguiu uma parceria com a Receita Federal para tirar a Certidão de Pessoa Física (CPF) no prédio da Prefeitura Municipal.

O Gestor ainda orienta para aqueles que não completaram o esquema vacinal, procure o seu PSF correspondente para fazê-lo, ressaltando a importância de atingir a marca de mais de 80% da população vacinada com a segunda dose. Além disso, ele também fala em como a Secretaria de Saúde está empenhada em controlar os casos de covid-19 no município, sempre atentos a todos os suspeitos.

No âmbito da educação, a Secretaria Municipal de Educação abordou o encontro “De olho no Saeb” que teve por objetivo fortalecer e orientar a comunidade escolar diante a realização da avaliação de Longa Escala SAEB. O coordenador pedagógico Júnior Andrade também relatou a busca ativa domiciliar para tentar entrar em contato com os alunos faltosos e reverter esse quadro educacional, bem como já anunciou o início das realizações das matrículas da segunda fase para o ano letivo de 2022.

A Secretaria de Assistência Social comunicou o calendário semanal de atividade referente a toda secretaria, sendo ela:

Dia 29/11: Haverá reunião intersetorial do Selo Unicef, no auditório do CEMCAP, às 15h;

Dia 30/11: O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) fará reunião com os pais e responsáveis dos usuários do serviço durante todo o dia;

Dia 02/12: efetivação do cadastro para o Censo Estadual de Pessoa com Deficiência no auditório do CEMCAP, das 8h às 11h;

Dia 02/12: Haverá palestra conduzida pela Secretaria Estadual de Direitos Humanos com a temática “A rede de proteção da pessoa com deficiência no estado da Paraíba” no auditório do CEMCAP, na parte da tarde;

O gestor também comunicou que durante toda a semana do dia 29/11 a 03/12 os visitadores do Programa Criança Feliz estarão fazendo as visitas a domicílio. Além disso, também comunicou que o Governo do Estado da Paraíba pagará abono natalino para as famílias contempladas com o Auxílio Brasil, antigo Bolsa Família.

Ainda dentro da assistência social, foi transmitido o evento do 1º Fórum com as mulheres no município de Dona Inês, o qual uma iniciativa do Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, de estabelecer o diálogo permanente e a efetivação dos direitos das políticas públicas voltadas as mulheres inesenses, sendo uma das ações em meio aos 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres e que comtemplam o desencadear das ações em desenvolvimento ao Selo Social Prefeitura Parceira das Mulheres. O fórum, realizado neste 23 de novembro de 2021, teve o objetivo discutir e debater sobre o papel da mulher na sociedade por meio do fortalecimento do empoderamento feminino, na participação social, na presença e na voz dos espaços de decisão, liderança e poder. Ministrado pelo grupo Baque Mulher, o evento contou com a elaboração de ideias sobre a Saúde da Mulher, Direito da Mulher, Autocuidado, Significados e sentido do trabalho feminino, articulo por meio de oficinas.

O Coordenador de Turismo, Pe. Gaspar Rafael, fez sua participação, agradecendo ao gestor municipal pela sensibilidade e empenho de trabalhar para fortalecer o turismo local, bem como informou que no dia 30/11 haverá reunião quanto a avaliação dos casos de covid para a retomada de decisões futuras no que tange o turismo. O prefeito Antônio Justino ainda comunicou que foi sancionada a lei do Plano de Turismo Municipal, transformando-se em peça jurídica no município.

Ao término do programa, o prefeito comunicou quanto a Ação de Inconstitucionalidade que torna ilegal os cargos públicos regulamentados por decretos e anulou a contratação por tempo indeterminado. Além disso, foi falado sobre a ponte do sítio São Luiz e as expectativas de crescimento daquela região, bem como a ampliação e aprimoramento da obra na entrada da cidade, e a transformação da vilela Lagoa de Cozinha em distrito.