Raízes do Brejo 2023 em Dona Inês Foi um sucesso. Confira!

Publicado em: 25/11/2023 | Autor: Jonathan

Primeira noite do Raizes do Brejo em Dona Inês 2023

A nossa primeira noite do Raizes foi um sucesso. Um verdadeiro show de diversas atrações culturais, gastronomia única, bem como toda população sempre calorosa na recepção dos turistas.

ESPETÁCULO TEATRAL

“Onde a Pedra se torna pão” é um espetáculo que tem o Lajedo da Serra como tema central. O mesmo foi apresentado na abertura da Rota Cultural Raízes do Brejo em nosso Município e trouxe recordações das vivências locais.
Desse modo, prestou uma homenagem aos cavouqueiros (trabalhadores das pedreiras), às lavadeiras e aos senhores que supriam a necessidade da população abastecendo as casas com água trazida em jumentos pela relevância dessas pessoas simples que construíram suas famílias e sempre lutaram por sobrevivência.

A musicalidade ficou por conta das bandas: The Classic, Neco Lobão e Marconinho Show.

Agradecemos imensamente a presença da população local e aos turistas, o evento teve lotação máxima, e uma celebração com segurança e um clima familiar.

Na segunda noite, Dona Inês se viu envolta em uma atmosfera vibrante e cultural com o evento Raízes do Brejo.

O evento atraiu uma multidão entusiástica ansiosa para mergulhar em uma experiência única de arte e cultura.

O Raízes do Brejo deste ano ofereceu uma variedade impressionante de atrações para a população inesense e os turistas que viram performances ao vivo dos grupos de cultura popular Boi de Reis e Lapinha, shows com Pagode do Brás, Wagner Viana e Lindo Silva Forrozeiro.

Este evento não apenas celebrou a cultura, mas também serviu como uma plataforma para unir a comunidade em torno do amor pela arte e da preservação de suas tradições únicas.

No terceiro dia do evento cultural Rota Cultural Raízes do Brejo, os participantes foram brindados com uma experiência envolvente repleta de música, arte e celebração da diversidade cultural na Comunidade Quilombola Cruz da Menina.

O dia foi marcado por uma Roda de Conversa com o Tema: Racismo e Intolerância Religiosa com a participação da antropóloga Nathália Novais e com a representante da comunidade quilombola Bianca Cristina; a qual destacou as raízes históricas da comunidade e enfatizou a importância de resistir diante do atual panorama de racismo e da intolerância religiosa no país.

O evento proporcionou também experiências únicas com apresentações de dança Maculelê, Capoeira, Afoxé e Ciranda. Teve também um desfile da Beleza Negra com crianças e adolescentes da própria comunidade e shows com a banda de pífano local “Pôr do Sol” e JB dos Teclados finalizando a grande noite do Raízes do Brejo 2023.

Governo de todos, Trabalhando para todos.

Confira algumas imagensa seguir! Para mais detalhes sigam @Turnaserra e @municipiodedonaines.