Programa Criança Feliz – PCF

Publicado em: 14/06/2023 | Autor: Administrador

1- Serviço(s) oferecido(s) por este órgão:
O Criança Feliz promove ações de apoio aos cuidadores (pais e/ou responsáveis) através dos visitadores sociais, nas orientações quanto aos estímulos nas dimensões do desenvolvimento infantil e no fortalecimento dos vínculos, estabelecendo os vínculos afetivos mais próximos durante os seus primeiros anos de vida. O Programa promove também o fortalecimento do papel das famílias no cuidado, na proteção e na educação das crianças na primeira infância e encoraja o desenvolvimento de atividades lúdicas envolvendo outros membros da família.

2- Quais os requisitos necessários para o acesso ao(s) serviço(s)?
Solicitar encaminhamento através do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS

2.1 – Documentos necessários para o requerimento do(s) serviço(s) (se houver):
Documentos pessoais e comprovante de residência do cuidador ou responsável e da criança ou gestante.

2.2 – Forma específica de requerimento do(s) serviço(s) (se houver):
Encaminhamento através da análise dos técnicos do PAIF.

2.3 – Informações necessários para o requerimento do(s) serviço(s) (se houver):
Compreender o objetivo do programa e as condicionalidades para egresso.

2.4 – Outros (se houver)

3- Quais as principais etapas para o processamento do(s) serviço(s)?
Procurar equipe técnica do CRAS, solicitar encaminhamento para o programa, preenchimento de formulário integral da família.

4- Qual a previsão do prazo máximo para a prestação do(s) serviço(s)?
A gestante das primeiras 4 semanas até o termino da gestação, e crianças de 0 a 3 aos e 6 anos com BPC.

5- Qual a forma de prestação do(s) serviço(s)?
O Criança Feliz é um programa que tem o objetivo de apoiar e acompanhar o desenvolvimento infantil integral na primeira infância (crianças de 0 a 6 anos de idade) e facilitar o acesso da gestante, das crianças na primeira infância e de suas famílias às políticas e aos serviços públicos que necessitam. O Programa se desenvolve por meio de visitas domiciliares que buscam envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos.

6– Quais os locais e as formas para o usuário apresentar eventual manifestação sobre a prestação do(s) serviço(s)?
Através do centro de referência de assistência social – CRAS.

7– Quais as prioridades de atendimento?
Situações de vulnerabilidades social e acompanhadas pela programas serviços e benefícios da assistência social.

8– Qual a previsão de tempo de espera para o atendimento?
No ato do encaminhamento do usuário já é encaminhado ao setor do criança feliz.

9- Quais os mecanismos utilizados para comunicação com os usuários?
Visitas domiciliares e tele atendimentos, através das linhas de comunicação nas redes sociais.

10- Quais os procedimentos utilizados para receber e responder as manifestações dos usuários?
Através das conversas com as visitadoras sociais na execução das visitas domiciliares.

11- Quais os mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do serviço solicitado e de eventual manifestação?
Através do centro de referência de assistência social – CRAS.