Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV

Publicado em: 14/06/2023 | Autor: Administrador

1- Serviço (s) oferecido (s) por este órgão:
Orientação social, oficina de capoeira e percussão, oficina de esporte e funcional, oficina de música, oficina de artes manuais e danças regionais.

2- Quais os requisitos necessários para o acesso ao (s) serviço (s)?
Os/as usuários/as são encaminhados pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF considerando que estão em atendimento/acompanhamento pela equipe técnica.

2.1 – Documentos necessários para o requerimento do (s) serviço (s) (se houver):

  • Documentos necessários para os usuários do grupo de crianças e adolescentes: Registro de Nascimento, RG, CPF, Cartão do SUS, comprovante de vacinação, foto 3×4 e Número de Identificação Social.
  • Documentos necessários do responsável familiar, para os usuários do grupo de crianças e adolescentes: RG, CPF, Cartão do Bolsa Familiar (Auxílio Brasil), comprovante de residência, comprovante de vacinação.
  • Documentos necessários para o grupo de idosos: RG, CPF, cartão do SUS, Comprovante de vacinação, NIS e foto 3×4.

2.2 – Forma específica de requerimento do (s) serviço (s) (se houver):
Caso o/a usuário/a não seja encaminhado pelo PAIF e manifeste interesse em participar dos grupos, será preciso que procure o CRAS para que seja realizado o atendimento da técnica de referência e posterior encaminhamento para inclusão no serviço.

2.3 – Informações necessários para o requerimento do (s) serviço (s) (se houver):
As informações serão prestadas durante o atendimento realizado.

2.4 – Outros (se houver)

3- Quais as principais etapas para o processamento d (s) serviço(s)?
Cadastro atualizado no cadúnico, encaminhamento da técnica de referência do CRAS, realização da inclusão, identificação e inclusão no grupo de convivência de acordo com a faixa-etária e/ou desenvolvimento.

4- Qual a previsão do prazo máximo para a prestação do (s) serviço (s)?
Não ha prazo para o encerramento da participação nos grupos, por ser considerando um serviço de ação continuada.

5- Qual a forma de prestação do (s) serviço (s)?
Os/as usuários/as são organizados/as em grupos de convivência e as atividades são realizadas semanalmente através das atividades de orientação social e oficinas desenvolvidas pelos facilitadores, a partir do Tema Transversal Correspondente.

6– Quais os locais e as formas para o usuário apresentar eventual manifestação sobre a prestação do (s) serviço (s)?
CRAS, Sede do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos situado na Av Manuel Pedro, 126 – Centro e o próprio telefone do SCFV.

7– Quais as prioridades de atendimento?
Usuários/as em situação de violação de direitos são considerados como público prioritário.

8– Qual a previsão de tempo de espera para o atendimento?
Não há espera para realização do atendimento da técnica de referência.

9- Quais os mecanismos utilizados para comunicação com os usuários?
Na própria sede do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, no CRAS e telefone.

10- Quais os procedimentos utilizados para receber e responder as manifestações dos usuários?
Durante as atividades desenvolvidas na própria sede do SCFV e/ou pelo telefone seja por ligação ou pelo WhatsApp.

11- Quais os mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do serviço solicitado e de eventual manifestação?
Na própria sede do SCFV ou CRAS.