Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF

Publicado em: 14/06/2023 | Autor: Administrador

1 – Serviço (s) oferecido (s) por este órgão:

Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF

  • Quais os requisitos necessários para o acesso ao (s) serviço (s)? São para quem?

O serviço é para famílias e/ou indivíduos em situação de vulnerabilidades, inseguranças, fragilidades, ausência de renda, pobreza e/ou dificuldades no acesso às políticas e serviços públicos.

2.1 – Documentos necessários para o requerimento do (s) serviço (s) (se houver):

Todos os documentos pessoais de todas as pessoas que compõem o núcleo familiar para realização de cadastro. A falta de documentos não impedirá o atendimento.

2.2 – Forma específica de requerimento do (s) serviço (s) (se houver):

Solicitação/Encaminhamento da Rede socioassistencial ou intersetorial ou procura espontânia do usuário ao CRAS. A partir do acolhimento e atendimento do usuário será identificada a necessidade da inclusão no serviço.

2.3 – Informações necessários para o requerimento do(s) serviço(s) (se houver):

As informações serão prestadas durante o atendimento realizado.

2.4 – Outros (se houver)

  • Quais as principais etapas para o processamento do (s) serviço(s)?

Acolhimento, atendimento com a equipe técnica, acompanhamentos familiar e efetivação dos encaminhamentos necessários. 

  • Qual a previsão do prazo máximo para a prestação do(s) serviço(s)?

Conforme a complexidade dos casos, participação do indivíduo/família ao atendimento.

5- Qual a forma de prestação do(s) serviço(s)?

As principais ações prestadas pelo PAIF são de intervenção individual e/ou coletiva, acolhida, visitas domiciliares, acompanhamento familiar, oficinas com famílias, as ações comunitárias, as ações particularizadas e os encaminhamentos para rede de proteção.

6– Quais os locais e as formas para o usuário apresentar eventual manifestação sobre a prestação do (s) serviço(s)?

Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, localizado na Rua Praça Nivaldo Cândico de Araújo S/N – Bairro: Nova Conquista – Dona Inês/PB.

7– Quais as prioridades de atendimento?

O serviço do PAIF é voltado, prioritariamente para famílias que recebem ou participam de serviços e programas socioassistenciais, famílias em situação de risco social, extrema vulnerabilidade, violação de Direitos e outros.

8– Qual a previsão de tempo de espera para o atendimento?

Não há espera dos atendimentos, porém, o usuário pode realizar agendamento no CRAS ou através dos canais de comunicação.

9- Quais os mecanismos utilizados para comunicação com os usuários?

Próprio CRAS, rede Socias, telefone ou WhatsApp.

10- Quais os procedimentos utilizados para receber e responder as manifestações dos usuários?

Por meio de escuta qualificada com a equipe técnica que é composta por profissioais de nível superior, dentre eles Assistentes Sociais, Psicóloga e Pedagogas.

11- Quais os mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do serviço solicitado e de eventual manifestação?

Através de atendimentos com a equipe técnica no próprio CRAS.