1 – Serviço (s) oferecido (s) por este órgão:
Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF
- Quais os requisitos necessários para o acesso ao (s) serviço (s)? São para quem?
O serviço é para famílias e/ou indivíduos em situação de vulnerabilidades, inseguranças, fragilidades, ausência de renda, pobreza e/ou dificuldades no acesso às políticas e serviços públicos.
2.1 – Documentos necessários para o requerimento do (s) serviço (s) (se houver):
Todos os documentos pessoais de todas as pessoas que compõem o núcleo familiar para realização de cadastro. A falta de documentos não impedirá o atendimento.
2.2 – Forma específica de requerimento do (s) serviço (s) (se houver):
Solicitação/Encaminhamento da Rede socioassistencial ou intersetorial ou procura espontânia do usuário ao CRAS. A partir do acolhimento e atendimento do usuário será identificada a necessidade da inclusão no serviço.
2.3 – Informações necessários para o requerimento do(s) serviço(s) (se houver):
As informações serão prestadas durante o atendimento realizado.
2.4 – Outros (se houver)
- Quais as principais etapas para o processamento do (s) serviço(s)?
Acolhimento, atendimento com a equipe técnica, acompanhamentos familiar e efetivação dos encaminhamentos necessários.
- Qual a previsão do prazo máximo para a prestação do(s) serviço(s)?
Conforme a complexidade dos casos, participação do indivíduo/família ao atendimento.
5- Qual a forma de prestação do(s) serviço(s)?
As principais ações prestadas pelo PAIF são de intervenção individual e/ou coletiva, acolhida, visitas domiciliares, acompanhamento familiar, oficinas com famílias, as ações comunitárias, as ações particularizadas e os encaminhamentos para rede de proteção.
6– Quais os locais e as formas para o usuário apresentar eventual manifestação sobre a prestação do (s) serviço(s)?
Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, localizado na Rua Praça Nivaldo Cândico de Araújo S/N – Bairro: Nova Conquista – Dona Inês/PB.
7– Quais as prioridades de atendimento?
O serviço do PAIF é voltado, prioritariamente para famílias que recebem ou participam de serviços e programas socioassistenciais, famílias em situação de risco social, extrema vulnerabilidade, violação de Direitos e outros.
8– Qual a previsão de tempo de espera para o atendimento?
Não há espera dos atendimentos, porém, o usuário pode realizar agendamento no CRAS ou através dos canais de comunicação.
9- Quais os mecanismos utilizados para comunicação com os usuários?
Próprio CRAS, rede Socias, telefone ou WhatsApp.
10- Quais os procedimentos utilizados para receber e responder as manifestações dos usuários?
Por meio de escuta qualificada com a equipe técnica que é composta por profissioais de nível superior, dentre eles Assistentes Sociais, Psicóloga e Pedagogas.
11- Quais os mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do serviço solicitado e de eventual manifestação?
Através de atendimentos com a equipe técnica no próprio CRAS.